AS 7 MÃOS DO LOUVA-A-DEUS

Por Kevin Brazier: Diretor da Peng Lai EUA, Discípulo direto do Mestre Shi Zheng Zhong. Texto original em http://www.plumflowermantisboxing.com/

Traduzido por Alexandre Tadeu Grecco Ivanaskas – Diretor de Relações Internacionais da Peng Lai Brasil.

As Sete Mãos do Louva-a-Deus dos Oito Passos – (Qi Shou)

Talvez a mais conhecida forma do Estilo Louva-a-Deus dos Oito Passos é a Sete Mãos. Provavelmente é a forma que melhor representa o estilo de ataque do Louva-a-Deus.

Por se tratar de uma forma extremamente curta, pode ser executada em apenas 10 segundos, enfatizando técnicas de imobilização, quedas e ataques poderosos.

Cada movimento do Sete Mãos é especialmente conectado com o movimento seguinte de forma inteligente, o que o torna ideal para o treinamento em dupla.

Estudantes iniciantes vêem em primeira mão a eficiência dos ataques curtos do Louva-a-Deus, já os avançados podem treinar movimentos essenciais do estilo aprendendo variações.


O dia de varrer a tumba

 Image

(Mestre Zuo Xian Fu e Grão Mestre Wei Xiao Tang)

Image 

 Alguns anos atrás viajei de Tainan para Taipei capital de Taiwan para visitar o Mestre Zuo Xian Fu, um conhecido discípulo do Grão Mestre Wei Xiao Tang do estilo Louva-a-Deus dos Oito Passos (o homem sendo derrubado na foto acima).  

O dia de varrer a tumba de Mestre Wei já estava se aproximando, e isto é um grande evento em Taiwan devido à importância de Mestre Wei.  

Como este é um cerimonial exclusivo para os discípulos e familiares, pude me sentir honrado em participar. Nesta oportunidade pude conhecer vários alunos antigos de Mestre Wei Xiao Tang. Após a cerimônia fomos almoçar na Sede da Escola do Louva-a-Deus dos Oito Passos, onde pude ouvir fascinantes histórias de como era treinar Louva-a-Deus em meados dos anos 60 e discutir diversas formas de aplicações do Louva-a-Deus

Um presente raro

 Mestre Zuo me presenteou com um livro Secreto de Aplicações Práticas do Louva-a-Deus nunca publicado, e que só foi disponibilizado há muitos anos atrás quando Mestre Wei ainda ensinava nos parques de Taipei.

No livro estão essas fotos e explicações da forma das Sete Mãos, que eu acredito ter apresentado em primeira mão para o ocidente.


Manuscrito Original 

As fotos possuem explicações e um verso curto de 7 palavras e 4 linhas. O verso eu coloquei em negrito para distinguir das explicações.  

O verso, originalmente tem um ritmo que é uma maneira de lembrar certos detalhes dos movimentos. Eu não consegui preservar o ritmo, mas tentei traduzir de forma aproximada.


As Sete Mãos de Wei Xiao Tang

Image

 Essa é a postura de guarda curta do Louva-a-deus, onde as duas mãos estão em pinça como um gancho. E a posição de perna é vazia e o peso recai sobre a perna de trás.

Gancho direito puxa e a perna esquerda avança. A mão da frente em gancho a mão de trás ataca.

 

Image

Este conecta com a de cima; gancho de Louva-a-deus puxa e fecha mãos. Puxa mão, avança um passo com a mão de trás atacando e a postura de pernas de subir o monte.

Esta palma é a primeira das Sete Mãos

Quando ataca a mão de trás segue a mão da frente.

A mão da frente puxa a mão direita ataca

Em seguida o passo de roubar e a mão de roubar (tou bu, tou shou – nome específico do movimento)

 

 

Esse é um dos caminhos básicos do Louva-a-deus dos 8 passos

Tirando de trás enquanto aplica o golpe. Esse tipo de ataque é também uma característica chefe do Tong Bei ou “Estilo por trás”, que é um dos estilos que deram origem ao Louva-a-deus.

 

Image

Esse movimento é a mão que rouba, passo que rouba,

Preparando para aplicar o Deng Pu.

Esse é um movimento de derrubada  

Esse é um roubar mão e roubar passo

Quando o movimento de roubar é aplicado as mãos são divididas em alta e baixa

As mãos e pés aplicam forcas simultaneamente

As mãos empurram para frente e o pé vai para trás 

Image

Esse é o movimento Deng Pu. Pega o pé, bate para fora. Deng Pu usa a mão para agarrar e empurrar para frente  

Puxa mão Deng Pu, atira o inimigo

A mão em frente do pé para trás – ambos usam jin

As mãos e pés usam força simultaneamente

A mão ataca, o pé chega e a cintura solta o jin

 

 

Image

Esse movimento é a mão de quebrar em faca usando o pé enraizado. Quando ele me ataca uma mão defende o ataque de mão que vem, e imediatamente usa enraizamento  

Essa mão é a mão de quebrar em faca

A mão e o pé se movem simultaneamente

Note que o pé move para frente para firmar enquanto as

mãos jogam para trás 

 

 

Esse é um dos movimentos básicos do Estilo dos Oito Passos do Louva-a-deus. Aplicando Deng Pu e a mão de quebrar em faca com o chute deslocado.

 

 

Image

Mão de quebrar em faca dividida em esquerda e direita.

Quando a direita vem à esquerda corta.

A direção necessita ser precisa.

Quando esse método é usado é divido em esquerda e direita

Quebrando mão deslocando pé à frente e o peso atrás

A mão de trás precisa seguir a mão da frente

Avance com a mão da frente novamente e você pode evitar ataques 

 

 

Mantenha as mãos vindo uma após a outra para evitar o contra-ataque

 

 

Image

Essa mão é interconectada e flexionada como mão de águia. Quando o oponente ataca minha mão da frente bate, minha mão de trás conecta, e então minha mão que bate muda para palma  

Essa é a mão flexionada interconectada

Ambas as mãos atacam de frente e atrás

Quando mão da frente puxa para baixo a mão de trás chega

Dificultando o ataque do oponente 

 

 

O oponente não consegue atacar

Porque minha mão esquerda trava a sua mão direita no próprio corpo, enquanto minha mão direita ataca no rosto. Um ataque de curta distância.

 

 

Image

Esse movimento é o passo torcido (cruzado). A mão esquerda puxa e segura a mão que vem do ataque do oponente que é controlado pelo meu cotovelo direito  

Ambas as mãos fazem um soco nesse movimento torcido 

 

Image

Fica fácil chutar quando você controla a mão que vem em sua direção 

O inimigo tenta escapar e recolher

Chute lateral rapidamente empurrando o oponente 

Esse é o movimento do chute lateral para empurrar o oponente. A mão de trás fica numa posição de espera. Quando o pé cai no chão a mão de trás ataca  

Isso é antes do chute lateral voltar ao chão 

Prepare para jogar ambas as mãos de trás e da frente

O pé vem para baixo, as mãos puxam, a palma bate.

O oponente defende a mão, mas terá dificuldade de parar o pé. 

 

O quinto caminho do exercício básico Zhang De Kui , esse ataque que combina o passo torcido e controle de cotovelo com o chute lateral

 

 

Apesar de Mestre Wei não mostrar nessa foto um chute lateral alto, eu mostro aqui como eu aprendi. Note a similaridade na posição das mãos 

Algumas tardes após o treino, eu ia a uma das muitas casas de chá de Taiwan para desenhar figuras do chute lateral.

 

Image

 

Image

 Esse se conecta com o movimento do chute lateral de empurrar. A mão esquerda puxa para baixo o pé vai para fora. O oponente não deve ter tempo de reação 

Passo avançando para esquerda puxa mão direita.

Faça isso e o oponente não terá chance de bloquear

As mãos são yin e yang divididas em alto e baixo

O nome desse movimento é “palma da mão de trás” 

 

O manuscrito do caminho das Sete Mãos

Aqui está a tradução do manuscrito como aparece no topo do artigo:

 

1 – Gancho puxa, rouba na pose de Louva-a-Deus.

2 – Mão puxando, passo avançando e mão de trás.

3 – Mão roubando, passo largo, e direito deng pu

4 – A mão puxando e a outra mão que quebra em faca

5 – Novamente com a mão puxando que quebra em faca

6 – A mão puxando, passo avançando e passo dobrado interconectado.

7 – A mão roubando e o chute lateral

8 – A mão puxando e a vindo de trás

9 – Vira o corpo com o passo avançando para pegar o tesouro do fundo do mar

10 – Mão fechando


Tesouro do fundo do mar

 

O Número 9

 

Pega o tesouro do fundo do mar não aparece na foto no livro de Wei Xiao Tang. Nossa escola faz esse movimento como este bi zhou

A última forma, mão fechando e a mesma posição do primeiro movimento da forma.

Image

Mestre Shi Zheng Zhong demonstra o bi zhou na

Peng Lai Brasil