CHU JI QUAN

Kung Fu é Adequado para um Exército

No verão de 1989, uma semana depois de chegar em Taiwan, conheci aquele que seria meu futuro Mestre, Shi Zheng Zhong. Ele me convidou para participar da aula no Templo de Confúcio. No Templo de Confúcio viajantes chineses de locais distantes e estudantes vêem demonstrar respeito à educação e a Confúcio, o homem que iniciou a cultura o respeito à aprendizagem e à educação na Asia.

Os estudantes alinharam-se e cumprimentaram o Mestre antes de se espalharem pelo pátio para o início da aula.

Um estudante sênior nos conduziu em alongamentos antes nos movermos para cima a para baixo pelo pátio realizando nossos chutes. Quando nossas pernas ficaram cansadas dos chutes, nós ficamos em oito posturas diferentes, agachadas rentes ao chão.

Aqui estou eu agachado no canto direito.

Depois de ficarmos em oito posturas “ba shi”, era hora de treinarmos as formas. Nós treinamos os movimentos de uma forma chamada Chu Ji Quan – Punho Básico.

Exército Nacional Treina Chu Ji Quan

Muitos anos depois descobri que esta forma era usado pelos militares chineses para treinar soldados antes da II Grande Guerra Mudial. A seguir temos fotos de soldados em formação treinando os quatro primeiros movimentos da forma chamada Chu Ji Quan.

Os soldados se alinham em formação antes de praticar suas técnicas de mão. Esta postura é chamada de ‘bao zhou-apertar a cintura.’

A primeira técnica da forma ‘Ji Fu! – atacar o abdomen’

 

 

 

 

 

 

 

A segunda técnica da forma é chamada ‘ji fu’ também

 

 

 

 

 

 

 

 

Terceira técnica da forma ‘tuo zhang – apoiar com a palma’ chamada assim porque você agarra o pulso do oponente e o empurra.

 

 

 

 

 

 

 

 

‘Dan gua shou – bloqueio suspenso simples.’

 

 

 

 

 

 

 

Chu Ji Quan Duas Pessoas

Depois de treinar as formas sozinhos, Shifu chamou a garota, Fang-Fang, e um rapaz, Xu-Zhi. Eles correram para a frente da turma e ficaram de frente um para o outro a uma distância, de mais ou menos, meio metro. A garota rapidamente avançou com seu pé direito e deu um soco de direita em direção ao nariz do rapaz enquanto dizia, ‘Ji Tou (atacar a cabeça).’

Abaixo eu tenho Elena representando o ataque de Fang-Fang e Phil representando os movimentos que Xu-Zhi fez. Perceba que Phil está fazendo os quatro primeiros movimentos da forma.

Ele simultaneamente bloqueia no alto com sua esquerda e soca embaixo com sua direita enquanto fala ‘Ji fu – atacar o abdomen.’ (primeira foto)

Ela recua com seu pé direito enquanto sua mão direita redireciona seu soco, apenas evitando ser atingida. Enquanto seu corpo se move para trás, sua mão esquerda se movimenta para atingir o lado direito do pescoço dele e fala, lou kan – degolar o pescoço.’ (na direita)

 

Ele eleva sua mão direita para bloquear (foto à direita) e avança para atacar enquanto ela bloqueia (foto à esquerda)

Ele põe seu peso à frente enquanto dá uma estocada com os dedos na garganta dele e fala ‘cha hou – perfurar a garganta!’ (à esquerda).

Ele inclina para trás e, rapidamente, põe sua mão direita à frente para agarrar o pulso dela ‘tuo zhang– apoiar com a palma’.

A mão esquerda dela livra da agarrada (à esquerda). A mão direita corta o pescoço dele ‘kan xiang – cortar o pescoço.’

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele puxa sua mão de volta para proteger o pescoço ‘dan guan shou – bloqueio simples suspenso.’ A partir deste ponto ele continua com um chute em direção à virilha, movimento esse de um total de 12 movimentos avançando. Então ele passa a recuar e ela passa a atacar avançando.

Doze avanços e doze recuos colocados juntos compõem a forma Chu Ji Quan.

Durante essa primeira aula Shifu (e um tradutor) explicaram-me que esta sequência em dupla que eu havia assistido condizia com a forma individual que eu estava aprendendo. Esta foi a primeira vez que treinei uma forma individual que também é treinada como uma forma em dupla.

Falar o nome dos alvos enquanto executa as técnicas era uma característica do mestre do meu mestre, Wang Zhuezhen. Durante o meu primeiro ano em Taiwan eu tive a honra e o privilégio de ter aula com ele. À esquerda o vemos se apresentando na América do Norte nos anos 80 .

Fotos do Batalhão da China disponibilizado por Synergy Entertainment.

Texto: Shifu Kevin Brazier – Peng Lai USA

http://www.plumflowermantisboxing.com/

Tradução:  Antonio William – Peng Lai Limão