A JORNADA DE UM GUERREIRO

Por Gil Rodrigues: Redator da Revista Folha Peng Lai, Diretor Cultural da Peng Lai Brasil. É professor de Tai Chi Chuan Estilo Chen, discípulo do Mestre Chen Ziqiang. Formado em Comunicação Social – Relações Públicas.

                Mestre Shi Zheng Zhong e Shifu André Azevedo

A jornada de um guerreiro começa sempre com um primeiro passo e foi assim também com André Azevedo, que há mais de 30 anos anos tem se dedicado à prática, ensino, estudo e divulgação da nobre arte marcial chinesa: o Kung Fu.

Durante essa jornada foram muitos os desafios e as aprendizagens aliadas à busca constante pelo tradicional, genuíno e autêntico Kung Fu, e como já disseram os sábios “quando estamos prontos o mestre aparece” e em 2007 esse encontro aconteceu, fruto de muita busca e determinação do Shifu André Azevedo.

O Shifu André é o principal responsável por trazer o Mestre SHI ZHENG ZHONG para o Brasil e introduzir em São Paulo o estilo tradicional Mei Hua Tang Lang Quan, um feito de valor inestimável para os praticantes e admiradores do Kung Fu, “essa iniciativa fez com que eu ressignificasse a minha história com o Kung Fu” afirma Shifu André que segue a risca as sábias palavras do Mestre Shi Zheng Zhong que acredita que a arte tradicional deve ser ensinada às pessoas de boa personalidade, e por isso aceitou o convite de Shifu André e resolveu conhecer pessoalmente o Brasil.

Durante esse anos de visita do Mestre Shi Zheng Zhong ao Brasil, o vínculo de confiança, o respeito e a crença em propósitos comuns levaram à fundação e fortalecimento da Peng Lai Brasil, um espaço para prática, estudo e disseminação do Kung Fu tradicional, uma parceria do Mestre Shi Zheng Zhong e Shifu André Azevedo, e seus irmãos de treino Basílio Leandro, Marcio Augusto e Élen Azevedo.  

Dentro da tradição do sistema de artes marciais chinesas, Shifu André é considerado o irmão mais velho de treino, mais conhecido como Shi Chong, e por isso assume a responsabilidade de apoiar e contribuir com o desenvolvimento de seus representantes, espalhados pelas mais diversas unidades da Peng Lai Brasil, visando assegurar que todos mantenham a tradição, o respeito e a honra aos ensinamentos do Mestre Shi.

Shifu André Azevedo afirma que “representar o mestre Shi Zheng Zhong é um sonho realizado”, e este sonho tem se ampliado a cada dia e tornado possível intensificar as aprendizagens e assimilação dos preceitos e princípios do Kung Fu tradicional. Em outubro de 2008, Shifu Azevedo e seu irmão mais novo de treino (Shi Di) Márcio Augusto, foram para Taiwan onde, nos primeiros dias, participaram do mundial de Kung Fu, além de manter os estudos e práticas de aperfeiçoamento com o mestre Shi.

Somos movidos por idéias e ideais e esse tem sido os elementos norteadores que impulsionam o Shifu André a manter seu olhar direcionado para a solidificação e a estruturação da Peng Lai Brasil, visando tornar o estilo de Kung Fu Mei Hua Tang Lang do mestre Shi Zheng Zhong uma referência nacional. Para isso Shifu André Azevedo tem investido constantemente na formação de sua equipe de instrutores e de seus representantes, pautado por uma metodologia inovadora que tem assegurado a divulgação da cultura e das artes marciais chinesas tradicionais, buscando sempre a excelência e o compromisso com o desenvolvimento do ser humano.