O DEVER E A ÉTICA NO ESPÍRITO MARCIAL

Por Rafael Souza de Barros: Texto discursado na reinauguração da Peng Lai Brasil Unidade Pirituba

EU Poderia falar sobre FAMÍLIA, PERSISTÊNCIA, DEVERES, HONRA e GLÓRIA e outras palavras, mas pergunto: KUNG FU não é tudo isso?

SIM KUNG FU é tudo isso. É o convívio diário, é lidar com pessoas e principalmente com nós mesmos, KUNG FU ensina a controlar nossos sentimentos e a TORNAR-MOS uma pessoa melhor, isso é ESSENCIAL saber no KUNG FU “ser uma pessoa em PAZ consigo mesma” e poder assim doar a todos que estão ao redor esta PAZ.

WUSHU é uma palavra importante para nós praticantes do KUNG FU, significa “A ARTE DA GUERRA” e em algumas traduções “A ARTE DE PARAR A GUERRA”. Pergunto, para PARAR a guerra não tem que HAVER Paz? SIM e isso o KUNG FU faz, nos ensina a parar a guerra, pois ESTANDO em PAZ consigo mesmo NÃO HÁ GUERRA, então assim estamos praticando o KUNG FU, o WUSHU.

Mas para alcançar esta PAZ temos o dever de saber as regras do RESPEITO, da ÉTICA, do BOM SENSO e todos os sentimentos que uma pessoa de CARÁTER deve ter e o KUNG FU ensina isso TAMBÉM. RESPEITO pelo MAIS VELHO ou MAIS NOVO, pelo INICIANTE ou o mais GRADUADO, todos somos IRMÃOS praticantes desta ARTE e o RESPEITO e DEVERES do ARTISTA MARCIAL tem que estar presente.

Para fazer parte desta família uma palavra deve ser RESPEITADA. KUNG FU por tradução significa “TRABALHO DURO” e como aguentar tanto TRABALHO? Ainda mais com nossa filosofia “1000 vezes”.

Esta palavra é “PERSEVERANÇA”.
Então eu digo não façam MIL, Mas SIM Façam 2 MIL , 3 MIL , 4 MIL , na verdade não parem, pratiquem esperando o ônibus ou caminhando na rua, enquanto o motor do carro esquenta ou enquanto toma um café na padaria, pratiquem 7 dias por semana, 24 horas por dia mesmo que em PENSAMENTO, KUNG FU é PERFEIÇÃO e para chegar A ELA só com DEDICAÇÃO a qual a PERSEVERANÇA possibilita alcançar, então verão um dia que HONRAREMOS nosso SHIFU fazendo 1000 vezes com EXCELÊNCIA .

Vão ter dias DIFÍCEIS, mas aí que estará o verdadeiro ARTISTA MARCIAL. Um FAIXA PRETA um dia foi um FAIXA BRANCA o qual com PERSEVERANÇA e DEDICAÇÃO encontrou a honra e os tesouros da DISCIPLINA do MESTRE e o HONROU. Mas não façam desta sua META , não façam da FAIXA seu objetivo , façam SIM das palavras do nosso Mestre Shi Zheng Zhong, a DISCIPLINA diária onde ele diz: “Não tenha pressa em aprender Kung Fu”, pensem sim em FAZÊ-LO com PERFEIÇÃO pois a HONRA está na EXELÊNCIA, isso é KUNG FU, é HIERARQUIA, CONDUTA, HONRA e GLÓRIA, é PAIXÃO para um ARTISTA MARCIAL .

Tem uma frase do SÁBIO CONFÚCIO que define: “Escolhe um trabalho que gostes e não terá que trabalhar nem um dia em sua vida”, com estas palavras do SÁBIO, no fim os dias deixam de ser DURO e não sei se poderia dizer um “TRABALHO”, pois o que ficará é o PRAZER da HONRA em praticar KUNG FU.
Aqui olhando nos olhos e nos sorrisos, na face de cada irmão presente, irmãos que fazem desta academia, nossa CASA e do TATAME, um lugar SAGRADO e com o SHIFU e SHIMU, formam esta FAMÍLIA, mostram que os que aqui estão são ARTISTAS MARCIAIS, estes são os PERSEVERANTES os DESTEMIDOS.

Hoje estamos na NOVA CASA, mas guardarei as lembranças do nosso tempo na ANTIGA CASA, tempo de sorrisos e alegrias, lugar onde HOUVE muitas festas e grandes glórias, troféus e medalhas, não de um, mas de um grupo. Todos somos MEMBROS e esta união dos MEMBROS forma o CORPO que é esta FAMILIA e este é o VALOR da família, todos juntos sermos um.
Mas nossa família é maior, temos irmãos de outras UNIDADES aqui presentes e os que aqui NÃO estão também são MEMBROS desta FAMÍLIA, onde ao longo do ANO ficamos torcendo por mais um evento, mais um momento de alguma festa por qualquer motivo que seja. Seja pessoal, por competição e medalhas, por experiência ou bagunça, PRA mim significa: “de novo ESTAREMOS todos reunidos em festa e alegria, reunidos em FAMÍLIA”, estes MOMENTOS é que fazem nossos SENTIMENTOS TESOUROS em nossas vidas.

Espero que aqui nesta NOVA CASA continue assim a se MULTIPLICAR sorrisos e alegrias em família e que em cada dia para nós, os amantes do Kung Fu, a EXCELÊNCIA esteja sempre presente em cada um, em cada MEMBRO, que sejamos juntos uma família exemplo da excelência.
Abraço a toda família Peng Lai Brasil, Honra Na Excelência.