Busca

FAMÍLIA PENG LAI



FAMÍLIA PENG LAI BRASIL - Ambiente familiar para o desenvolvimento humano

A aproximação entre aquele que ensina munido de princípios, valores e tradição e aquele que aprende munido de determinação, coragem e busca por conhecimento, resultaram em cinco anos de Kung Fu com excelência. Em 2012 a Peng Lai Brasil celebra os seus cinco anos de existência e motivos não faltam para essa celebração a começar pelo sistema e método de ensino único no Brasil, pelo constante esforço em preservar e difundir o Kung Fu tradicional, pelas centenas de alunos que compõem a família Peng Lai, pelas incontáveis conquistas nos principais campeonatos nacionais, estaduais, sul americano, mundiais e é claro, pela constante dinâmica de buscar sempre o aprimoramento de nosso time de professores e alunos. E para isso nosso Shifu Shi Zheng Zhong e seu principal discípulo Kevin Brazier tem sido os grandes pilares dessa busca.

Nessa trajetória a Peng Lai se apresenta para seus alunos e seus colaboradores como uma família. E isso sem sombra de dúvidas tem um impacto bastante significativo no desempenho dos alunos, tendo em vista que uma relação familiar saudável e segura garante um melhor aproveitamento do processo de ensino aprendizagem.
Em 2007 foi fundada a família Peng Lai Brasil pelo Mestre Shi ZhengZhong e desde então o crescimento e evolução dos nossos professores e alunos membros como indivíduos e grupos é perceptível em todas as atividades

Antes seis academias com nomes, métodos e até mesmo objetivos diferentes, buscavam construir algo duradouro, mas sempre esbarravam em desafios que impediam o alcance de frutos saudáveis. Faltava um elemento que fosse capaz de fortalecer o grupo e não bastava apenas uma técnica tradicional mas sim um verdadeiro pai que nos desse base e fortes pilares para o nosso enraizamento. Um pai que atuou e atua como um modelo a ser seguido de sabedoria, valores, autonomia, disciplina, limites e principalmente caráter e responsabilidade. O papel de um mestre tradicional do verdadeiro kung fu é dotado não somente de habilidade e domínio técnico, ou seja, a educação marcial é complexa e completa, e contém todo pensamento, comportamento e ética que complementam a arte e seu real propósito.



Para explicar melhor, podemos observar o cumprimento utilizado entre os praticantes de Kung Fu, o Jing Li:

Cada ideograma do Jìng Li significa literalmente: “respeitar” e “ritual”, mas juntos tem significado de representar uma saudação, cumprimento. Foi criado na Dinastia Ming (1368-1644), na China pelos líderes revolucionários e mais tarde foi adotado pelas escolas de artes marciais chinesas, como cumprimento oficial. É feito com a mão direita fechada e a esquerda aberta colocada sobre a direita, simbolizando a união do conhecimento e da força. A mão direita fechada representa o Sol, a força, o marcial, isto é, significa que você pratica e domina uma técnica de arte marcial. A mão esquerda aberta representa a Lua, a filosofia, a técnica, o conhecimento, a razão e também a arte. Em chinês, ao unir o Sol (Rì) e a Lua (Yuè) surge à claridade - a iluminação.

A palma esquerda aberta contra a direita fechada significa que o seu conhecimento controla a sua força, que você é um lutador de artes marciais, é benevolente, veio em paz, ou seja, seu coração é cheio de boas intenções. Cada dedo da palma da mão esquerda tem um significado especifico:
- Primeiro - dedo fechado (polegar) - A humildade.
Os quatro dedos abertos representam quatro virtudes educacionais que deve desenvolver concomitantemente, são elas:
- Segundo (indicador): Educação Moral.
- Terceiro (médio): Educação Intelectual-Arte.
- Quarto (anelar): Educação Física ou Corporal-Marcial.
- Quinto (mínimo): Educação Comunitária ou Social - Convivência

O cumprimento marcial Jing Li é uma demonstração de respeito que simboliza nossas virtudes, qualidades e atitudes. Deve ser feito antes do início e após o término da prática o que simboliza todos os aspectos que devem ser preservados e desenvolvidos a todo o momento entre os membros deste grande grupo, os praticantes de Kung Fu de uma mesma família.
De um modo geral, a família é responsável pela organização psíquica de um indivíduo e influencia diretamente sua ação no mundo em que vive. É por meio da família que o indivíduo organiza seu modo singular de ser e isso se mantém também nas aulas de Kung Fu, onde a academia se torna um ambiente familiar de desenvolvimento humano.

A dinâmica familiar da Peng Lai Brasil é composta por pais e irmãos de treino em um ambiente estável e de respeito mútuo com hábitos e atitudes de respeito ao próximo, característicos da cultura e filosofia chinesa, onde são exploradas as potencialidades marciais de cada um. Por meio dos valores e costumes da tradição chinesa a Peng Lai Brasil assume ainda uma função de identificação e socialização. E atuando como família, contribui e muito no auxilio da construção do sujeito, nos aspectos de desenvolvimento pessoal e emocional, bem como da constituição da identidade de seus alunos.

É possível comparar o ambiente familiar das aulas com um “espelho” para o aluno, em que este aprende a se ver, a descobrir seu lugar no mundo e como deve se expressar neste mundo. Deste modo, o papel dos professores e instrutores está muito além de simples transmissores de técnicas marciais, estão ensinando seus alunos a viver em sociedade da melhor forma, ou seja, promovendo um amadurecimento psicológico seguro, auxiliando nas situações de enfrentamento comuns de nossos dias, estimulando ao auto-conhecimento e a compreensão do outro, bem como suas diferenças, além de mostrar a importância de manter a disciplina quanto aos estudos para alcançar cada vez mais resultados positivos para as realizações futuras.
Hoje, são sete unidades com o mesmo nome, um padrão técnico, metodológico e o principal, unidos por laços comuns: cultivar o desenvolvimento da sabedoria, de comportamentos e valores indispensáveis para o bom caráter, culminando numa vida social e individuação mais harmônica, auxiliando no equilíbrio psicológico e a socialização dos seus membros. Esses cinco anos são apenas o início de nossa longa jornada na busca por conhecimento e legítima contribuição no desenvolvimento de nossos professores e alunos, pois a essência de nossa existência está na crença de que o fortalecimento dos laços familiares contribuirá para preservação e transmissão desse patrimônio cultural – o Kung Fu tradicional da Família Peng Lai.




DEPOIMENTO DE ALUNOS


UNIDADES PENG LAI SÃO PAULO

MATRIZ - LIMÃO - 3951.3708
Av. Dep. Emilio Carlos, 121

SANTA CECÍLIA - 3596.4750
R. Jaguaribe, 466

PERDIZES - 3862.7020
R. João Ramalho, 729

PIRITUBA - 4301.1337
Av. Mutinga, 2897

LAPA - 3868.1475
R. Tonelero, 173

NÚCLEO TATUAPÉ - 2296.8969
R. Bom Sucesso, 1119

CACHOEIRINHA - 2537-2453
Av. Parada Pinto, 2127

ATIBAIA - 94559-9797
Av. Santana, 254 - sala 7

 


UNIDADES PENG LAI GRANDE ABC

SANTO ANDRÉ CENTRO - 2866-1510
Av. Ramiro Colleoni, 63

SÃO CAETANO DO SUL - 2877.8138
99459.8013
Rua Boa Vista, 313


UNIDADE PARANÁ

CURITIBA - (41) 9697-9553
Av. Iguaçu, 2546 - Curitiba - PR


FILIAÇÕES          FAMÍLIA PENG LAI


SIGA A PENG LAI NAS REDES SOCIAIS